Amazon

Livraria Cultura

Pré Venda Harry Potter

13/04/2012

Cavanhas, um clássico de Porto Alegre, parte 1: a pizza!



Nunca fui o mais assíduo frequentador do Cavanhas, até confesso que só fui conhecer o local uns 20 anos após sua existência, mas é fato que uma passada no local, de tempos em tempos, se faz necessária.

A casa, aberta desde 1986, é um clássico de Porto Alegre, tendo várias filiais ao longo da cidade e região metropolitana.

Mesmo sabendo que as principais filiais são as da Lima e Silva e arredores, sempre fui mais da que fica na Barão do Amazonas.



Uma pelo fato de ficar mais próximo do local onde trabalho, perto do trabalho da Lu também, outra por ali do lado ter o Shopping Bourbon Ipiranga, e que podemos sempre pegar um cinema antes ou depois de uma refeição. E por fim, porque por mais que eu tente a Lima e Silva/Cidade Baixa não é minha morada principal (quem sabe um dia venham a abrir uma filial nas redondezas no Moinhos de Vento, Calçada da Fama mas... Divago).


Dito isso, vamos lá para o segundo andar, sempre meu preferido e se possível na janela. De cara, vemos os simpáticos quadros com desenhos de garçons e incluindo o slogan da casa, bacana.






Melhor que isso só o local que ficam os guardanapos, com o símbolo do local também. Falando nos guardanapos, bem do tipo em que você precisa pegar aos montes, se pegar um a um se despedaçam nas mãos... Estilo é tudo.


Falando em estilo, cardápio simples e direto, se olhar no frente e verso você encontra todos os pratos, porções, valores e quiçá, algo mais.


Uma Bohemia para arrancada.



Mas ora carambolas, o Cavanhas não ficou conhecido pelos Xis, o que estávamos pensando, eu e a Lu, quando pedimos pizza?

Ah, a pizza dos caras é confirmada, vamos então de portuguesa, coração e strogonoff, um espetáculo!




Ah, é claro, a famosa maionese da casa não pode faltar!


Com a ceva já finalizada, não quis repetir a jogada. Nessas horas, vou mesmo de refrigerante, bem gelado. E se for litrão melhor, se sobrar eu sempre faço questão e levo para casa.


Na saída ainda faltava algo... Um docinho com cereja (acho que a Lu é viciada em cereja...rsss), e a conta saiu tudo 45 reais para duas pessoas, ótimo custo x benefício e pronto para o retorno ao local, só que dessa vez para algum xis daqueles, com fritas e tudo mais dentro!


P.S: mais um motivo para ter pedido pizza ao invés de Xis... O segundo mesmo que sobre não tem como levar para casa, pizza sempre tem. E como sobrou dessa vez, meu café da manhã estava felizmente garantido e mais um gordo feliz no mundo! E da próxima vez voltarei para o segundo andar, nada como saborear aquela refeição ao final do dia e ver a movimentação, a iluminação da cidade lá fora...


Mas o que falar de filmes... Em alguma madrugada recente ou nem tão recente, ao atacar a geladeira com as sobras de algum jantar (talvez até tenha sido pizza do Cavanhas, pizza gelada e na madrugada, melhor mundo!), ao invés de voltar para cama resolvi zapear pelos canais os mais diversos de tv por assinatura. E lá pelas tantas, encontro um filme que posso ver inúmeras vezes e ainda encontro graça e dou boas risadas: Monty Python em Busca do Cálice Sagrado. Dos filmes dos ingleses do Python, para mim é o mais engraçado (embora encontre muitos momentos sensacionais em A Vida de Brian e outros nem tanto assim em O Sentido da Vida). Não tem como não se lembrar do maldito coelho assassino que se encontra nas cavernas e todos debocham, até conhecê-lo; os cavaleiros que dizem Ni! O duelo entre o cavaleiro e um servo, onde um deles fica sem pernas e braços e ainda não se dá por vencido; E claro, o final absurdamente anárquico e ousado, coisa que poucos como o Monty Python conseguiam fazer... O Cálice Sagrado é um clássico, uma obra para ver e rever a todo o momento... E viva os politicamente incorretos!




Rua Barão do Amazonas, 1241 – Jardim Botânico – Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3322 0989

2 comentários:

  1. Estou adorando o blog de vcs! Otimas dicas, tanto de lugares quanto de filmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Débora! Que bom que está gostando do blog. Logo, logo teremos mais dicas! =D

      Excluir